Existem diversos fatores que impactam na hora de definir qual o plano de saúde ideal para você, sua empresa ou família. Informações que podem ser consideradas simples - mas quando respondidas de forma correta, são cruciais para garantir mais assertividade na contratação do plano. Por isso, disponibilizamos este FAQ para que você possa esclarecer possíveis dúvidas.
De qualquer forma, saiba que somos especialistas e referência em planos de saúde há mais de 25 anos. E estamos à disposição para entender suas necessidades e expectativas a fim de contratar seu plano de saúde ideal. Afinal, nossa missão é oferecer aos nossos clientes, a melhor opção de plano de saúde, orientando a cada um deles qual o tipo de plano que melhor lhe atende.
Existem dois tipos de plano. Um é o plano individual e o outro é o coletivo. O individual é feito para pessoas físicas e é permitido incluir dependentes e ou familiares. O segundo tipo de plano é o coletivo. Ele é o plano empresarial, e só pode ser contratado por empresas, MEI, sindicatos ou associação ao qual o consumidor trabalha.
É preciso saber também, que os planos individuais ou familiares têm dois tipos de reajuste: anual, que é regulado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), e por faixa etária.
Já em relação ao plano coletivo, são três reajustes: anual (não regulado pela ANS), por faixa etária e por sinistralidade, que leva em conta a frequência de uso dos serviços.
Tem a opção da cobertura ambulatorial, que conta com consultas, pré-natal, exames e cirurgias que não precisam de internação.
A cobertura hospitalar é aquela que abrange a internação do paciente, inclusive em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou similares, além de medicamentos, exames e demais procedimentos necessários durante a internação.
A cobertura ambulatorial mais hospitalar é a mais indicada e comercializada no mercado. Podendo ou não contar com serviços de obstetrícia e tem ainda a opção de internamentos em quarto coletivo ou apartamento.
Além disso os planos podem ter coparticipações na utilização, ou seja, uma porcentagem que o cliente paga sobre cada serviço utilizado.
Por isso, o ideal é ter um especialista em planos orientando qual o seu plano ideal assegurando que você vai contratar um plano que vai utilizar todos os serviços. Evitando inclusive gastos desnecessários. Ou problemas futuros porque o plano não lhe atende. Esta análise precisa vir baseado em informações como idade, histórico de saúde e muitas outras informações do paciente.
A área de abrangência do Plano de Saúde pode ser municipal/regional ou então de abrangência nacional. O plano regional, com atendimento em alguns municípios e/ou regiões, por ter uma limitação geográfica, tem mensalidades mais baratas. As pessoas que não têm o hábito de fazer viagens de longas distâncias podem encontrar nesse tipo de plano uma alternativa.
Já o plano nacional, com cobertura para atendimento em todo o país, é uma opção interessante para quem costuma viajar ou simplesmente para quem quer se sentir seguro de saber que contará com atendimento mesmo fora da sua cidade.
Por temos especialistas prontos para entender e adequar a sua necessidade ao seu tipo de plano. Ele também será o responsável em passar uma lista de quais hospitais os planos aceitam, clínicas, laboratórios e também quais os profissionais de saúde estão disponíveis no plano.
Os prazos máximos de carência estabelecidos na legislação são:
Urgência e emergência: 24 horas;
Parto a termo : 300 dias;
Demais casos (consultas, exames, internações, cirurgias): 180 dias;
Doenças preexistentes: 24 meses.
Conforme a opção de plano (Individual/Familiar ou Empresarial) ou se a operadora oferece carências promocionais, estes prazos podem ser reduzidos significativamente, principalmente para consultas e exames simples.
Por isso, o ideal consultar um corretor que irá orientar quais as opções de carências de cada operadora. As carências mais comuns no mercado são as seguintes:
Cobertura | Prazo máximo para carência |
---|---|
Urgência e emergência | 24 horas |
Consultas | 30 dias |
Exames simples | 30 a 60 dias |
Demais coberturas | 90 a 180 dias |
Parto (exceto partos prematuros ou decorrentes de complicações que ofereçam risco de vida) | 300 dias |
Para doenças ou lesões preexistentes | 24 meses |
Se sua gravidez está sendo planejada, ao contratar o plano obstetrícia, saiba que o período de carência para o parto é de 300 dias. Quase 43 semanas de carência. E o plano lhe dá o direito as consultas e exames do pré-natal, além do internamento para o parto e eventuais complicações que podem acontecer na gestação e/ou no puerpério. Tanto o plano da mãe quanto o plano do pai, contemplam 30 dias de cobertura para o recém-nascido. Após este prazo, é necessário inclui-lo como dependente no plano.
Se acontecer uma gravidez não planejada, não se preocupe, você pode ter opções que possa garantir seu pré-natal e os exames complementares. Porém, o parto não entra na cobertura porque o prazo de carência é de 300 dias.
Após os 30 dias do parto, o bebê precisará de um plano de saúde. E estes planos custa em média R$ 120,00 a R$ 140,00, dependendo da operadora e da modalidade escolhidas. Nesse valor, estão inclusas consultas no pediatra e também exames preventivos.
A terceira idade é uma fase de mudanças. Para envelhecer com saúde, é preciso cuidar do corpo e investir em cuidado próprio ao longo de toda a vida. Um desses investimentos é o de contratar um plano de saúde.
Normalmente, os planos ficam mais caros na terceira idade por conta do uso frequente dos serviços. Isso acontece porque é nessa idade que os problemas de saúde começam a surgir e se intensificar. Várias operadoras têm planos específicos para a terceira idade, com planos com foco no cuidado e prevenção de doenças. E cada plano conta com algumas particularidades, assim como o paciente. Por isso, converse com nossos especialistas para entender qual o melhor plano para garantir e assegurar sua saúde e bem-estar.
Para maiores informações, contamos com uma equipe de especialistas com know how de mais de 25 anos atuando com todos os planos do mercado. Entre em contato conosco para entender qual a sua necessidade e encontrarmos juntos qual o seu tipo plano.